Delícia de Dia dos namorados! Champanhe com morango!
junho 9, 2017
Geleia de morango
junho 9, 2017

Molho de morango

Os morangos são as frutas da primavera por excelência. Contam com múltiplas propriedades muito benéficas para nossa saúde e, portanto, consumi-los é fundamental para ter uma dieta saudável e equilibrada. Entre todas elas, destacam-se seu alto teor em vitamina C e fibra. Você pode consumi-los frescos ou elaborar um delicioso molho com eles e condimentar seus pratos favoritos. Fazê-lo em casa é muito fácil e só levará alguns minutos.

Ingredientes:

– 500g de morango
– 4 colheres de sopa de açúcar mascavado
– 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
– 3 colheres de vinho branco (opcional)

Instruções:

Entre 15 e 30 minutos.

1. Para elaborar o molho de morango caseiro você deverá lavar bem todos os morangos, retirar os talos e picá-los. Se quiser, você pode reservar alguns para decorar o prato que quiser cozinhar com este molho. Depois, prepare todos os ingredientes. Recomendamos que você utilize açúcar integral (mascavado), mas, se não o tiver, pode utilizar o refinado. Do mesmo modo, o vinho branco é opcional, mas sempre dará um toque de sabor.

2. Agora, pegue uma panela com a capacidade suficiente para introduzir nela todos os morangos. Depois, adicione o açúcar, o vinho branco e o vinagre balsâmico. Mexa tudo com uma colher de madeira e cozinhe em fogo médio durante 20 minutos, aproximadamente. Se for necessário, abaixe o fogo. Se não tiver vinagre balsâmico ou não gostar de seu sabor, você pode utilizar essência de baunilha em seu lugar.

3. É importante mexer o molho com a colher de vez em quando. O molho de morango deverá adquirir uma textura similar à da geleia, mas não tão consistente. Se após este tempo os ingredientes ainda não tiverem misturado bem e não tiverem esta textura, deixe por mais uns minutos.

4. Quando estiver pronto, retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Depois, se quiser que fique mais fino e eliminar os possíveis pedacinhos de morango que tenham ficado, despeje em um recipiente de borda alta e bata. Você pode triturá-lo tanto com uma batedeira como em um liquidificador.

5. E pronto! Você já tem o seu molho de morango terminado e preparado para acrescentar aos seus pratos favoritos. Este molho é ideal para condimentar carnes como o lombinho, acrescentar às saladas ou, inclusive, cobrir uma torta. Como decoração, acrescente alguns morangos picados. Para conservá-lo por mais tempo você deverá reservar em potes com fechamento hermético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *